segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Curiosidades sobre o casamento I

Alianças: 

Os egípcios antigos foram os primeiros a usar um circulo, sem começo ou fim, como um símbolo da eternidade - o casamento deveria durar para sempre.
Milhares de anos mais tarde, os gregos descobriram os mistérios do magnetismo. Seus anéis eram de ferro imantado, o imã, em foramto de anel, era usado no dedo anular da mão esquerda, pois se acreditava que ali havia uma veia ligada diretamente ao coração, esse costume passou depois para os romanos e a igreja manteve a tradição.


Arroz nos noivos: 


Originou-se com os antigos hindus e chineses. Nessas culturas, o arroz era símbolo de frutificação e prosperidade. Acreditava-se que comer arroz e outros grãos garantia saúde, riqueza e felicidade. Lançar arroz nos noivos exprimia o desejo de fertilidade para o casal.
Conta-se que o costume teve origem na china há mais de dois mil anos.
No casamento de sua filha, um mandarim quis dar prova de fartura. A cerimõnia foi realizada sob uma chuva do cereal.


Beijo:
O primeiro beijo trocado pelos noivos no encerramento da cerimônia teve diversos significados ao longo dos tempos.
Muitas culturas acreditavam que o casam trocava espíritos na respiração e parte de suas almas também eram compartilhadas.


Bolo:
 

No período romano, há uma versão de que se costumava quebrar um pão doce por cima da cabeça da noiva, na festa do casamento, para trazer-lhe sorte.
O trigo, símbolo de prosperidade, usado na confeccção do pão, era um talismã para os noivos.
Outra versão, conta que se partia um bolo na cabeça da noiva para simbolizar a fertilidade ou abundância. Muitas outras culturas jogavam trigo ou farinha na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte.
Nos tempos medievais, os convidados levavam pequenos pedaços de bolo e os empilhavam em camadas sobre uma mesa, os noivos, então, para garantir uma vida farta, tentavam se beijar sobre estes pedaços.
Eventualmente, um jovem panificador decidiu colocar todos estes pedaços juntos, unindos-os com um creme gelado, dando origem ao conhecido bolo de casamento em várias camadas.


E aí meninas, o que acharam dessas curiosidades?
Ainda tem mais coisas hein, aguardem!

2 comentários:

  1. Nossa flor quanta tradição nem eu sabia de tanta adorei o post
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Não sabia do bolo e nem do beijo! Bem interessante!
    Beijos!

    ResponderExcluir