terça-feira, 13 de novembro de 2012

Curiosidades sobre o casamento II

Buquê :


Para os antigos gregos e romanos, o buquê devia ser formado por uma mistura de alho e ervas (ou grãos). Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas (ou grãos) garantiam uma união frutífera.
Na antiga Polônia acreditava-se que colocando açúcar no buquê da noiva seu temperamento se manteria ''doce''.
Ultimamente, o buquê é formado com flores. As flores simbolizam a vida, o crescimento, a fertilidade. A flor de laranjeira, que apazigua os estados de ânimo, dá calma e proporciona bem estar, significa pureza virginal e fertilidade.

Você pode ver mais buquês aqui, aqui e aqui .

Chá de panela :


Diz a lenda que surgiu na Holanda, na Idade Média, quando um pobre moço se apaixonou por uma rica donzela.O pai, contrariado com o casamento, retirou o dote da moça, achando que assim seria impossível eles se casarem. Mas os amigos do casal se juntaram e providenciaram vários itens como móveis e utensílios para a casa do casal, que assim se casaram.
O costume dos amigos ajudar os noivos a completar a casa se espalhou e atravessou séculos.
Aqui no Brasil, o Chá de cozinha ou chá de panela, chegou na década de 60.
Você pode ver mais sobre chá de cozinha aqui e rever o chá de noivinhas lindas aqui e aqui.
 
Entrar em casa com a noiva no colo :


Os primeiros casamento se encerravam, com o noivo capturando e levando a noiva para algum lugar afastado e escondido. Levá-la no colo poderia ser mais rápido. O costume anglo-saxão era o  noivo  roubar a noiva e carregá-la às costas. Uma das tradições, diz que é azar se a noiva cair à entrada de casa. Outra afirma que o azar vai surgir se a noiva entrar em casa com o pé esquerdo. Se o noivo a levar no colo evitam-se estes azares.

Lua de mel :


Os primeiros casamentos se encerrravam com o noivo capturando e levando a noiva, ele iria levá-la a algum lugar afastado e escondido de forma que seus parentes ou aldeões não pudessem encontrá-los. Lá eles permaneciam por uma fase de lua e bebiam uma espécie de vinho a base de mel para torná-los mais apaixonados. Nascia, então, o termo ''lua de mel''.
Outra versão conta que, na antiguidade, quando os casais se casavam iam para casa na noite de núpcias, os vizinhos e parentes desenhavam uma lua com mel na porta de casa para dar sorte. Daí a expressão'' lua de mel''.



Um comentário: