terça-feira, 27 de março de 2012

Macarons - o doce da Rainha





Doce francês a base de amêndoas com quase 500  anos de existência!
Na verdade o macaron, saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França, era chamado o doce da rainha, foi  levado juntamente com sua corte e a receita era um segredo, até que as freiras carmelitas de Nancy descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecdias como ‘’irmãs macarons’’ e até hoje na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.





No início do século XX,  Pierre Desfontaines juntou as ‘’bolachinhas’’ e colocou um recheio cremoso e saboroso. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermé criou os macarons muito apreciado hoje, todo colorido, crocante por fora, macio por dentro e uma mistura sutil de sabores, fazem desse doce uma delícia francesa para aniversários e principalmente casamentos, o macaron é uma linda ideia, além de elegante, para sua festa.
Isso sem contar que o doce pode combinar com a cor da sua festa.

Um pouquinho mais sobre Pierre Hermé:
Considerado pelos franceses como o maior chef-pâtissier da França, Pierre Hermé começou sua vida de "doces" aos 14 anos de idade e aos 24 foi nomeado chef-pâtissier da "La Maison Fauchon" e depois da "Ladureé". 
Hoje Pierre Hermé é o proprietário das lojas que levam seu nome e é onde se compra os melhores Macarons do mundo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário