sábado, 26 de fevereiro de 2011


Tradições, simbolismos, superstições e misticismo

Vestido branco - É a cor tradicional, que significa pureza e inocência, virgindade e a purificação.

Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos - Simboliza o afeto e o carinho da noiva.

Alianças de casamento - Simbolizam a união, o amor, o carinho e principalmente, o compromisso. O formato das alianças é um símbolo da eternidade. O uso no quarto dedo da mão esquerda se deve à crença dos egípcios de que uma veia passa nesse dedo e vai direto ao coração.

Chuva de arroz - O arroz é simbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade. As pétalas de flores também são usadas para homenagear os noivos na saída do casamento.

Jogar o buquê - O significado é compartilhar a felicidade do casal com os amigos. Dizem, também, que o buquê afasta os maus espíritos.

Noivinhos do bolo - Ultimamente muito criativas, as miniaturas dos noivos retratam uma cena importante na vida do casal ou mostram um pouco da personalidade e do estilo de vida deles.

Bem-casados - É simbolo de união e elegância. Feito normalmente com pão de ló e recheado com diversos sabores, virou uma lembrancinha de casamento muito disputada pelos convidados.

Carregar a noiva no colo - Dizem que dá azar se a noiva entrar na nova casa com o pé esquerdo. Então, para evitar qualquer tipo de infortúnio, o noivo a carrega no colo até dentro de casa.

Lua de mel - Diz a lenda antiga que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos, para atrair sorte e paixão eterna. Outros dizem que as pessoas casavam-se durante a lua nova e levavam uma mistura de água com mel para beberem ao luar.
Véu da noiva - O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seu possíveis admiradores.

Flores no caminho - Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas traria sorte e que ela daria carinho ao marido.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário