sábado, 29 de janeiro de 2011

Ufaaa.. melhorei, também uma semana sofrendo com dor de cabeça, febre... era a famosa sinusite.
E como todo mundo sempre tem um receitinha caseira, eu também tinha, coloquei minha receitinha em prática ontem, porque já não aguentava mais de tanta dor de cabeça e ontem foi feio, que dor mais terrivel.
Bom, alguém conhece uma plantinha chamada:Luffa operculata?
Ou simplesmente ''buchinha do norte''?
Aposto que agora todo mundo lembrou né. rsrrs
Eu pensando que a dita cuja estava me fazendo bem (afinal eu melhorei depois da inalação),
mas não é bem assim, encontrei uma reportagem e divido com vocês:







Luffa operculata 
 
Buchinha
 

Planta tóxica quando utilizada em inalação, risco de sangramento cerebral (AVC).
Infelizmente esta é a forma mais popular, pois seu efeito tóxico provoca a eleminação de resíduos de infecções crônicas nas vias aéreas superiores, o que é considerado a "cura" para a sinusite. 
É importante lembrar que as inflamações são causadas por bolores "flutuando no ar" e por alergias, principalmente alimentares. Para evitar reincidivas é necessário eliminar estas causas.

Higiene dos seios da face
É um cuidado geral, tal como a higiene da pele ou oral.
A lavagem por aspiração nasal de fisiológico ou mesmo água pura como é proposto por algumas correntes naturalistas me parece um pouco agressiva, assim, prefiro propor a instilação nasal com a Luffa op. para desobstruir os orifícios de drenagem, seguida de vaporização de água pura (sem aromatizantes ou plantas) durante 15 minutos.
É bom usar este procedimento na higiene geral sempre que houver riscos ambientais com bolores ou produtos tóxicos.
Conforme o conforto da região frontal esteja acometido, podemos aumentar a frequência do procedimento, sendo possível generalizarmos esta regra:

 


 

Pode-se encomendar em farmácia homeopática a solução fisiológica a 5% para adultos ou 2% para crianças. O prazo de validade é de aproximadamente 7 dias.
 
Preparação Domiciliar
O risco de confusões é muito frequente, sempre aparecendo alguém que acaba inalando o vapor da buchinha, geralmente colocam duas prá ferver, proporcionando risco de vida a si e aos seus. A preparação em farmácia homeopática é mais prudente e segura.
 
Preparação Domiciliar da Instilação Nasal
Fazer a cocção de
1/8 de um fruto seco em
200 ml de água mineral, durante 10 minutos.
 
Instilação Nasal:
Pingar uma gota em cada narina seguido de vaporização (com água quente ou no banho, preferencialmente em piscina aquecida).
Caso o vapor não seja realizado existe o risco de obstrução nasal posteriormente.
Assim estaremos higienizando as vias aéreas superiores (seios da face, olhos, ouvidos, faringe).
A vaporização em seguida elimina os resíduos não absorvidos da Luffa, misturados à secreção nasal. Caso alguma quantidade chegue à garganta, é melhor eliminar do que engolir, pois pode causar náuseas e gastrite.
 
Utilize algumas vezes, até perceber que limpou as vias aéreas superioes. Muitas pessoas necessitam utilizar por meses.
A Luffa age durante 3 dias, facilitando a drenagem durante este tempo. O uso intenso facilita sangramento nasal, geralmente de pequena monta.
 
É necessário cuidado ao lidar com esta espécie, pois a dose tóxica é próxima da dose terapêutica.
A dosagem de 5% de titura mãe em gotas de instilação nasal é ínfima, e juntamente com o vapor e secreção nasal fica icomensuravelmente reduzida. Dessa forma a absorção das substâncias ativas é tão pequena que não podemos atribuir efeitos tóxicos mesmo em situação de gestação, pois os efeitos conhecidos nesta área são obtidos com dosagem centenas de vezes maior, usada em ingestão oral.






Fonte: http://luizmeira.com/fito.htm









Na dúvida (ou melhor medo) médico sempre foi o mais indicado não é? rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário